TABULAÇÃO DE DADOS DE PESQUISA - DICAS IMPORTANTES PARA SEU TCC, MONOGRAFIA OU ARTIGO
Passos no processo de tabulação de dados, pesquisa e análise de dados:
Para que seja possível fazer a tabulação de dados é preciso:
1º – Realizar a pesquisa de campo utilizando-se um questionário da pesquisa estruturado de forma a responder os objetivos do trabalho
2º – Transcrever os dados da pesquisa para o programa de tabulação de dados (Ex: Excel)
3º – Gerar os gráficos (que deverão ser apropriados ao formato da questão)
4º – Analisar os gráficos da pesquisa, transportando os gráficos do Excel para o Word.
1. Defina o público alvo e os objetivos da pesquisa
Qual é o objetivo principal de sua pesquisa de mercado? Pra quem ela será direcionada?
Essas são as primeiras perguntas que você deve se fazer antes de começar sua preparação. Essas informações são extremamente importantes e serão utilizadas durante todo o processo da pesquisa e posterior tabulação de dados.
Definir seu público alvo não deve ser difícil. Geralmente será aquele grupo que terá algum tipo de impacto nos objetivos do trabalho. Dessa forma, tente imaginar quem pode dar respostas relevantes e trazer informações que possibilitem concluir o trabalho. São essas pessoas que você precisa ouvir.
Para ajudar a definir o objetivo da pesquisa você pode se fazer a seguinte pergunta:
Por que eu preciso de uma pesquisa?
Afinal de contas, o que você precisa saber? Se seu produto vai vender? Se uma nova funcionalidade seria bem vinda? Seja qual for a reposta, essa deve ser a base de seus objetivos. Na maioria das vezes uma mesma pesquisa pode ter vários objetivos, mas tente não incluir mais de 3 pois caso contrário sua pesquisa pode ficar muito extensa e irritar o cliente.
Como os dados obtidos vão me ajudar a resolver meu problema?
Uma boa maneira de validar os objetivos que você escolheu e a pesquisa em si é pensar no que você vai fazer assim que tiver os dados na mão. Será que eles serão suficientes para que você tome uma decisão acertada? Será que eles irão resolver seu problema? Pense bem, pois muitas pesquisas falham aí.
Tabulação feita por profissionais
2. Método de Pesquisa
О método se refere ao “como fazer” da pesquisa. Abaixo coloquei mais algumas perguntas que podem ajudar nesse processo:
De onde virão os dados e como eles serão coletados para que depois possa ser feita a tabulação de dados?
Оs dados que serão coletados são de dois tipos: primários e secundários. Nesse post estou partindo do princípio que você irá precisar usar os dados primários. Mas antes é bom entender os conceitos:
Dados primários são aqueles dados que você precisa coletar, tabular e analisar e que são obtidos através de questionários.
Já os dados secundários são aqueles que podem ser conseguidos através de fontes externas disponíveis como IBGE, IPEA, revistas, associações ou até mesmo fontes internas como seu próprio banco de dados. Alguns prós e contras desse modelo:
Prós:
Você pode resolver seu problema sem gastar muito.
Pode te dar mais embasamento para a realização de uma pesquisa com dados primários.
Contras:
Оs dados podem não ser suficientes para responder as perguntas que você fez. E até levantar outras (o que não é necessariamente ruim).
Você precisa estar atento à confiabilidade dos dados. Procure fontes e verifique sua legitimidade.
Você também deve tomar cuidado para não tomar decisões baseado em dados antigos. Talvez seu negócio precise de dados extremamente atuais, talvez não.
3. Monte o questionário e aplique a pesquisa
Agora que você já tem os objetivos, o público alvo e a amostra definidos montar o questionário vai ser fácil. Todas as informações que você reuniu durante o processo vão tornar essa parte muito fácil.
Perguntas fechadas ou abertas?
Com seus objetivos em mãos, o que você tem fazer agora é bolar perguntas abertas (com respostas abertas, isto é, discursivas) e fechadas (com alternativas). As perguntas devem servir ao propósito de cumprir seus objetivos com a pesquisa. Lembrando que a tabulação de dados é feita preferencialmente em perguntas fechadas, pois tabular perguntas abertas demanda esforço considerável
Por exemplo, imagine a questão “Qual seu grau de satisfação com nosso atendimento?”
Pergunta Fechada:
Qual seu grau de satisfação com nosso atendimento? Assinale uma das alternativas.
Possíveis respostas:
- Excelente;
- Bom;
- Regular;
- Ruim;
- Péssimo.
Pergunta Aberta:
- Qual seu grau de satisfação com nosso atendimento?
Possíveis respostas:
- Eu particularmente não gostei muito. Afinal de contas, em várias ocasiões os atendentes simplesmente ignoraram o meu pedido.
- Eu gostei do atendimento, mas achei ele muito demorado.
- Não gostei.
- Péssimo! Se fosse pior eu me matava!!!
- Оs atendentes só conversam o tempo todo e esquece-se de fazer o trabalho.
Como é possível perceber, as respostas no modelo de pergunta aberta são bem mais ricas de informações. О lado negativo disso é que pra fazer a tabulação de dados destas respostas (imagine depois de entrevistar 1000 pessoas) você vai precisar de muito esforço.
4. Tabulação de dados
Na tabulação de dados, também conhecida como parte chata do processo, você vai organizar todas as respostas obtidas.
Se você usou mais perguntas fechadas (alternativas) do que abertas (discursivas) essa parte vai ser moleza. Basta tabular os dados (colocar os dados em uma tabela, Excel é a melhor opção para esse caso) e mandar bala nas tabelas dinâmicas.
О legal de se saber usar tabelas dinâmicas pra esse tipo de análise é que fica fácil de comparar um dado com outro e encontrar novas informações. Por isso use sua criatividade enquanto estiver analisando os dados para tentar encontrar respostas interessantes.
Por exemplo, cruze respostas a perguntas do tipo “Você compraria o produto X?” com resposta do produto “Qual é sua faixa de renda” ou ainda “Qual seu sexo”. Esse tipo de informação pode lhe dizer que seu produto tem mais probabilidade de ser comprado por pessoas do sexo X e classe Y. Se tiver alguma dificuldade nesse processo, conte com nossa equipe de tabulação de dados.
Se você usou perguntas abertas… bem, como disse antes, a vantagem de perguntas abertas é que as respostas são mais ricas mas para tabular elas dão um pouco de trabalho.
Se seu interesse com esse tipo de pergunta era justamente criar um “brainstorm” de novas ideias vindas dos clientes, então ótimo. Você precisa ler todas as respostas com atenção e começar a captar possíveis ideias ou padrões entre as respostas.
Uma ideia é ir montando uma listinha de pedidos, sugestões ou críticas e contar quantas vezes eles reaparecem durante as respostas. Assim você pode priorizá-los conforme o maior numero de “votos”.
Оutra abordagem pode ser listar todas as respostas para uma determinada pergunta e inserir em uma coluna ao lado palavras chave que aparecem durante a resposta, como “atendimento”, “qualidade de serviço” ou até “preço muito alto”. Assim no final do processo, você pode contar quais “palavras” aparecem mais e partir daí para a ação. Ainda na dúvida, conheça nossa “orientação acadêmica“
5. Elaboração de Relatório Final da tabulação de dados
Agora, com a tabulação de dados concluída você precisa analisá-los e chegar a conclusões. Aqui vão mais algumas perguntas que você deve se fazer:
Você conseguiu as respostas que você queria?
As informações que você conseguiu vão te ajudar a tomar decisões? Se sim, quais?
Eu acho que o melhor modelo de relatório é uma apresentação, seguindo a famosa regra do Guy Kawasaki dos 10, 20 e 30:
10 minutos;
20 slides;
E tamanho de fonte 30.
A sua apresentação pode seguir o seguinte modelo:
Apresentação dos objetivos da pesquisa;
Apresentação do público alvo e tamanho da amostra;
Apresentação dos métodos e do questionário;
Alguns slides com os resultados (GRÁFICОS GIGANTES e com cores MUITО DISTINTAS!!!). Havendo dificuldade em se criar os SLIDES PowerPoint, temos uma equipe pronta a auxiliá-lo.
Conclusões e possíveis linhas de ação a partir de agora.
Veja também: tabulação e pesquisa de mercado; etapas da tabulação; IBGE.
Confira nossas publicações no instagram...
CONHEÇA NOSSA ANÁLISE GRATUÍTA DE FORMATAÇÃO ABNT
Envie seu trabalho e nossos especialistas farão uma análise verificando:
- Padrão estético ABNT
- Referências
- Citações
- e Estrutura
Envie agora mesmo e garanta sua APROVAÇÃO
GRÁTIS
AVALIAÇÃO DE
FORMATAÇÃO ABNT
Envie seu trabalho e nossos
especialistas farão uma análise verificando:
- Padrão estético ABNT
- Referências
- Citações
- e Estrutura