Search

(43) 99116-3929

Como fazer conclusão de trabalho

COMO FAZER UMA CONCLUSÃO DE TRABALHO EM 6 ETAPAS

Aqui você encontrará o seguinte:

A conclusão é a finalização de um trabalho. Pode ser uma ideia de processo, projeto, ou mesmo um texto. Nos ensaios, a conclusão do trabalho é considerada como uma das seções cruciais, pois é o momento de concluir o que foi criado no texto e de reforçar o conceito central.

Você já se viu em alguma situação quando escreveu um texto fantástico, mas no final você não tem certeza de como terminá-lo? Isto é mais frequente do que você imagina.

Frente a isto, criamos neste artigo algumas sugestões para se fazer uma ótima conclusão de trabalho, assim como o que ela deve e não deve incluir, assim como alguns exemplos para ajudá-lo a dominar de uma vez por todas como terminar seu texto com maestria!

O objetivo de uma conclusão não é repetir tudo o que foi dito de outra forma em uma única frase. A conclusão do tcc é o culminar das ideias desenvolvidas ao longo do texto e o reforço do conceito primário, e pode exigir que o leitor reflita e tome medidas.

A seguir está tudo o que você precisa para aprender como fazer uma conclusão de trabalho perfeita!

DEIXE SUA CONCLUSÃO CONOSCO

logo tcc monografias e artigos

Garanta qualidade na parte mais importante do trabalho
Temos anos de experiência na elaboração de conclusões perfeitas
Chame agora e fique tranquilo…

sombra abnt

DEIXE SUA CONCLUSÃO CONOSCO

logo tcc monografias e artigos

Pare de quebrar a cabeça na parte mais importante do trabalho
Temos anos de experiência na elaboração de conclusões perfeitas
Chame agora e fique tranquilo…

sombra abnt

DIFERENÇA ENTRE A CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS DO TCC

A diferença entre a conclusão de um TCC e considerações finais de um trabalho está na esfera científica, e tem sido amplamente criticada.

Talvez até haja um acordo de que existem dois nomes diferentes para a mesma coisa. Há dois nomes para a última parte do trabalho de pesquisa. No entanto, o método científico é a principal razão para esta diferença.

Aqui vamos nós. Considerações finais é a palavra mais usada, já que significa que as conclusões aí delineadas são baseadas apenas na pesquisa.

Assim sendo, as considerações finais do estudo indicam que não há conclusão para estas discussões e que não há uma verdade científica indiscutível e absoluta. (Ou seja, os termos incontestável e científico juntas, parecem totalmente absurdas).

A conclusão, entretanto, indicará a verdade final a respeito do assunto. À luz do escopo infinito que a compreensão humana pode proporcionar, não se aceita esse termo.

Uma sugestão é determinar o termo utilizado por sua instituição. Seja o que for, quer seja considerações finais ou conclusão, recomendo que você verifique e siga as diretrizes da faculdade que você cursa.

DIFERENÇA ENTRE A CONCLUSÃO E A ANÁLISE DE RESULTADOS

Não é possível confundir a conclusão com a análise de resultados.

A conclusão do TCC representa o equilíbrio geral da forma como a pesquisa foi conduzida, a análise dos resultados é simplesmente a análise e discussão dos dados coletados durante a pesquisa.

A estrutura do TCC inclui uma seção distinta para a análise das informações que foram tomadas. O capítulo é referido como “análise de resultados”.

Também não é aconselhável esperar para discutir e avaliar os resultados até o final do TCC. Seja cuidadoso.

conclusão de trabalho

AFINAL DE CONTAS, COMO FAZER UMA CONCLUSÃO DE TRABALHO?

Esteja ciente de que uma frase conclusiva bem escrita fará com que os leitores se sintam satisfeitos com a experiência de leitura, portanto a conclusão deve ser envolvente e conectar os principais conceitos.

A conclusão de um texto deve ser concisa, o que significa a parte principal da apresentação dos argumentos que fazem parte do processo.

Nesta seção, você precisa fazer um fechamento e concluir os conceitos que você deu para os leitores. Nesta etapa, uma análise do assunto é também um aspecto crucial.

Para isso, você deve pensar bem antes de fazer isso! Se você precisar, leia o texto, estude o tema e depois escreva um esboço. É crucial ter certeza de que a conclusão não é uma tentativa de repetir o que já foi dito anteriormente.

É uma nova abordagem que pondera ideias e pensamentos e fornece sugestões, melhorias e soluções para o assunto que está sendo discutido.

Só você, que meticulosamente escreveu um texto e seguiu uma ordem clara de apresentação das informações em parágrafos bem organizados e coerentes é capaz de completar seu texto de forma eficaz.

Se a sequência não for seguida, o texto se tornará pouco claro, o que impede o leitor de refletir sobre o tema proposto.

Uma organização lógica das ideias permite convencer o leitor, o objetivo principal do texto argumentativo-dissertativo.

Na narração, a estrutura e a lógica da apresentação dos parágrafos são essenciais para que o leitor pense sobre a narrativa.

Em todas as partes do TCC – seja na introdução, no desenvolvimento ou na conclusão, clareza e aderência à gramática são essenciais para uma compreensão do assunto.

como fazer conclusão de trabalho

6 ETAPAS DE COMO FAZER FAZER UMA BOA CONCLUSÃO DE TCC

Seja conciso e direto ao ponto

É essencial tornar a conclusão concisa já que você leu o texto inteiro para apresentar seus pensamentos e argumentos em profundidade. Portanto, a melhor abordagem é não atrasar sua conclusão.

Com apenas algumas palavras você pode dar um toque final a seu texto para garantir que os leitores não consigam esquecer o que leram em seu artigo.

Recapitule a introdução para destacar o conceito central na conclusão de um trabalho

O texto que você escreve fornece uma solução para um problema ou uma resposta, mas o que exatamente? Em seu início, você deve destacar estes cenários para atrair leitores e descrever o que vai ser discutido.

No final, você poderá resumir as informações que leu para demonstrar e provar que seus argumentos podem criar esta resposta ou a solução.

Faça um resumo do que foi abordado e consolide suas ideias

Isto não é necessariamente necessário, entretanto, se você apresentou uma variedade de conceitos e argumentos em seu texto, é ideal explicar a maneira como eles se relacionam com um, a fim de criar uma mensagem coesa.

Na conclusão de um trabalho a ideia principal deve ser destacada

Qual é a “moral da história”? Considere a mensagem principal que os leitores aprenderão com sua história e a inclua na conclusão.

Incentivar o leitor a pensar

O que o leitor deve pensar ou fazer quando você tiver terminado sua escrita? Talvez haja uma ação que seja clara, ou uma reflexão a ser pensada.

No parágrafo final, é o momento ideal para chamar para agir (ou contemplar) e incentivar os leitores a agirem de acordo com suas sugestões.

Evite clichês

Os termos “resumindo”, “em resumo”, “resumindo”, “concluindo”, “finalmente” e outros são utilizados com tanta frequência para concluir que têm sido obsoletos e evidentes.

Estes são termos que você pode utilizar em seu lugar:

  • “portanto”.
  • em virtude de…”
  • “em breve”.
  • “dessa forma”.
  • “com base no que foi apresentado”.
  • “assim”.

Há ainda outros conectivos que podem ser usados aqui, incluindo, “portanto”, “por conseguinte”, “em virtude de”, “por isso” entre outros.

O parágrafo final de seu trabalho deve transmitir o conceito de considerações finais através de sua estrutura, o resumo dos argumentos e ideias e uma sugestão para uma resposta, e o incentivo para agir ou refletir.

Isto pode parecer muito, no entanto, na verdade não é. Siga estes passos e você será capaz de condensar tudo em apenas alguns parágrafos. Você será capaz de escrever seu próximo texto com facilidade!

Observação: Tome os dois parágrafos das duas frases finais como exemplo. Eles são perfeitos como o parágrafo final até agora, você não acha? No entanto, não vamos parar por aí, e vamos examinar os erros mais frequentes também!

Assim, foi possível compreender como fazer uma conclusão de um trabalho, mas o texto ainda não acabou, te muitas informações importantes à seguir.

DEIXE SUA CONCLUSÃO CONOSCO

logo tcc monografias e artigos

Garanta qualidade na parte mais importante do trabalho
Temos anos de experiência na elaboração de conclusões perfeitas
Chame agora e fique tranquilo…

sombra abnt

DEIXE SUA CONCLUSÃO CONOSCO

logo tcc monografias e artigos

Pare de quebrar a cabeça na parte mais importante do trabalho
Temos anos de experiência na elaboração de conclusões perfeitas
Chame agora e fique tranquilo…

sombra abnt

OS ERROS MAIS COMUNS QUANDO SE FAZ UMA CONCLUSÃO DE UM TRABALHO

O texto é quebrado abruptamente para finalizar a conclusão

Um conteúdo argumentativo bem construído deve organizar as informações na forma de uma cadeia. Isto significa que um pensamento é seguido por outro. Isto permite dizer que dentro do mesmo texto há uma variedade de outras conclusões menores.

Esta característica da linguagem é conhecida como cadência, que é o processo de seguir uma sucessão ordenada, cuja função é ligar os parágrafos uns com os outros.

Mas, nenhum deles é tão significativo quanto o argumento final. Claro que deve seguir a lógica das afirmações citadas no trabalho, não é mesmo?

Certifique-se de amarrar sua conclusão com o que foi mencionado anteriormente. Uma conclusão desfocada pode fazer seu leitor se afastar no ponto crucial da leitura.

Não lembrar da reflexão ou chamada para ação

Muitas pessoas não percebem que, para fortalecer sua mensagem, a frase final do texto deve orientar os leitores a refletir.

Para o marketing de conteúdo, por exemplo, sempre promoveremos uma ação, por exemplo:

  • curtir a fanpage
  • fazer compartilhamento nas redes sociais;
  • assine um boletim informativo
  • comente em um post de blog;
  • baixar um material
  • assista a um vídeo ou assista a um filme;
  • acesse outro artigo;
  • clique em um link;
  • download;
  • solicite um orçamento
  • entre em contato com a empresa
  • responda a um questionário;
  • comprar algo.

Naturalmente, isto será diferente, portanto, você deve escolher a opção mais compatível com suas necessidades.

como fazer uma conclusão de trabalho

Não use parágrafos longos

Parágrafos longos podem dissuadir os leitores e, no final, podem ser um sinal óbvio de que você está fazendo algo obscuro, seja cobrindo muito do conteúdo ou oferecendo novos conceitos.

Apresentação de argumentos novos

Como temos observado, a conclusão do parágrafo é o momento de conectar todos os seus pensamentos e argumentos para criar a mensagem final.

No parágrafo final, não é recomendado incluir novos argumentos. Esta é uma das áreas em que os escritores ficam mais perplexos. Se o argumento que você está acrescentando é necessário dentro da redação, então uma mudança para incorporá-lo à estrutura é o caminho mais eficaz a ser seguido.

Concluir um texto que ainda está em aberto

Um texto não deve terminar com uma mensagem implícita.

Observação: Apenas imagine que este artigo terminou aqui. Isso desencadearia uma sensação horrível, não é mesmo? A mesma sensação de assistir a um filme sem fim, mas mais ainda, já que não há uma sequência.

Uma conclusão bem escrita deve cumprir as promessas do título, estabelecendo primeiro o aspecto utilitário. Portanto, as chances de agradar aos leitores serão significativamente maiores, assim como a probabilidade de fazer com que a pessoa que lê tome a decisão desejada.

Assim, uma vez entendendo quais os erros mais comuns, será mais fácil entender como fazer uma boa conclusão.

ENTENDA ALGUNS PONTOS DE COMO FAZER UMA CONCLUSÃO DE TRABALHO

Embora seja diferente dependendo do tipo de texto e gênero de texto, há alguns fatores que podem ser úteis para tirar as conclusões mais precisas, particularmente para textos baseados na web. Dê uma olhada nestes exemplos de conclusão de trabalho:

Introdução é retomada

O mais conhecido de todos. Imagine um texto sobre decoração, onde você afirma na introdução que a moda é pintar as paredes com tonalidades mais leves. Sua conclusão poderia ser assim:

“Assim, conhecendo-se a tendência do ano como sendo a de decorar as paredes com cores mais suaves e (captando um fato importante que você apresentou no desenvolvimento), é possível esperar que as casas tenham ambientes muito mais aconchegantes e tranquilos de agora em diante”.

Pergunta

Uma tática interessante é formular uma questão com um tom incisivo para seduzir os leitores e estimulá-los a agir. Esta é uma estratégia melhor para cargos que são mais casuais Certifique-se de verificar o professor ou professores para os quais você está escrevendo e que avaliaram seu TCC.

Conjunção de conclusão

Conjunções como “diante disso”, “portanto”, “deste modo” e muitas outras são ótimas para vincular a progressão com a conclusão. Conjunções são sempre uma boa escolha quando se trata de unir os conceitos de um texto, pois ajudam a manter o texto mais ágil e fluido.

Sugestão ou Análise

Certos textos precisam de uma opinião mais definitiva do escritor. Se este for o caso, o parágrafo final pode ser uma grande oportunidade para fornecer uma breve análise e, se for possível, talvez uma sugestão para o leitor. Isto é o que temos:

“Depois de conhecer todos os truques para elaborar seu texto sem dificuldades, você deve praticar muito, afinal, a melhor maneira de melhorar sua escrita é escrevendo!”

MODELO DE CONCLUSÃO DE TRABALHOS

  • Inicialmente você começa por apresentar o tema de seu TCC:

O trabalho foi escrito para [apresentar o assunto] para [a justificativa] utilizando a [metodologia empregada].

  • Depois, descreva os objetivos específicos e, em seguida, apresente as principais conclusões da análise:

Para compreender melhor o objetivo geral, foram identificados três objetivos específicos. O primeiro foi [objetivo específico 1]. Foi observado que [resultado]. Em seguida, [objetivo específico 2], cuja análise chegou a uma conclusão de que o [resultado] foi e, por fim, o [objetivo específico 3], observando que [resultado].

  • Verifique suas hipóteses:

A teoria do trabalho [hipótese] foi confirmada ou desmentida, por quais razões?

  • Responda sua pergunta de pesquisa:

Portanto, [responda à pergunta da pesquisa].

  • Então, você pode fazer uma análise usando os instrumentos de dados:

Os instrumentos de coleta de dados possibilitaram [avaliação].

  • Finalmente, você pode sugerir melhorias e orientações para futuras pesquisas:

Sugere-se que pesquisas futuras [melhorias e direções].

exemplo de conclusão de trabalho

EXEMPLOS DA CONCLUSÃO DE TRABALHO

Ter uma conclusão de trabalho pronto pode ajudá-lo e facilitar sua vida. Compilamos alguns trechos de conclusões de TCCs que podem ser usados como base de modelo de conclusão.

  • “O desenvolvimento do estudo feito permitiu uma análise de como um software feito sob medida pode melhorar a apuração dos resultados das corridas feitas pela Secretaria de Esportes da SAPSo Mateus. Inclusive, também possibilitou a realização de uma pesquisa de campo para obter dados mais consistentes sobre as etapas do processo, parte mais demorada do processo, grau de conhecimento de informática dos profissionais que irão utilizá-lo e etc.”
  • Ao executar um teste em um ambiente fechado, descobriu-se que as partes mais complexas e estressantes do processo são compostas pelo registro dos participantes e a tabulação de dados dos resultados, como mostrado nos Gráficos 2 e 5, sendo feitas em questão de minutos. Assim, permitindo que os objetivos propostos fossem realmente atingidos”.
  • “O questionário com perguntas abertas foi capaz de mostrar a situação dos funcionários e corredores em relação a cada parte da atividade. Além disso, também se evidenciou que os usuários em questão não têm muito conhecimento de informática, o que ajuda a justificar o fato de ainda não terem procurado uma maneira mais fácil e rápida de facilitar seu trabalho. No entanto, contribuiu para tornar o programa acessível a todos”.
  • “Dada a importância do assunto, torna-se necessário desenvolver maneiras de acelerar as partes mais demoradas e torná-las fáceis de fazer digitalmente para pessoas sem muito conhecimento de informática. Ser capaz de economizar não apenas tempo, mas também recursos naturais que são necessários para serem completados”.
  • “Desta forma, o uso de recursos digitais permite aos trabalhadores realizar seu trabalho de forma mais eficiente e rápida. Além disso, diminui o tempo de espera dos corredores para uma hidratação adequada e descanso após uma longa corrida, motivando ambas as partes envolvidas no evento”.

Assim, foi possível vislumbrar algumas considerações finais (exemplos) para você poder se inspirar e criar suas próprias conclusões.

OUTROS TIPOS DE CONCLUSÕES QUE PODEM AJUDAR VOCÊ!

Uma vez que estamos falando de conclusão de trabalhos acadêmicos, decidimos cavar ainda mais. Se você escreve conteúdo baseado na web, você definitivamente aprenderá com as lições de diferentes tipos de escrita.

Se você estiver realizando um exame competitivo como o vestibular, ou em um trabalho acadêmico como um TCC ou monografia, é hora de combinar suas informações e mostrar o máximo de eficiência.

Qual é a melhor maneira de terminar um trabalho acadêmico (TCC, Monografia, artigo, tese, dissertação entre outros)?

Para trabalhos acadêmicos, não há um formato específico para a conclusão do texto. Na realidade, cada trabalho tem um tamanho diferente e requer estratégias diferentes para a conclusão.

Portanto, é aconselhável começar por discutir os pontos que serão abordados completamente no parágrafo final. Estes serão provavelmente os tópicos que serão discutidos no início do ensaio.

Se você conduziu uma análise do material e chegou a uma conclusão, você deve refletir sobre o que aprendeu através de seu estudo.

Se for o caso de um TCC, por exemplo, uma visão geral dos resultados de sua pesquisa poderia ser fornecida neste momento. Certifique-se de fazer uso da terceira pessoa e não inclua referências nesta parte.

As observações e lições aprendidas no decorrer da pesquisa são, no final, a parte mais importante da conclusão. Depois de ter concluído isto, você deve observar quais dos objetivos que você estabeleceu no início de seu trabalho foram atingidos. Se um ou mais deles não produziram o resultado desejado. Não se preocupe, simplesmente forneça a razão pela qual esta será provavelmente a resposta que você recebeu durante o processo.

Em seguida, a elaboração dos objetivos que foram alcançados será o seguinte passo. Como são metas interligadas, elas devem ser agrupadas com os resultados finais.

O QUE NÃO É CONCLUSÃO?

A conclusão é usada para resumir os resultados da pesquisa. Pode parecer simples, mas na realidade, há muita confusão.

Vamos rever a questão. Talvez seja mais instrutivo começar com o que não é uma conclusão.

Não é um lugar para introduzir novos argumentos.

A conclusão do TCC é o resultado de todo o estudo. Portanto, é necessário reiterar os argumentos apresentados anteriormente no texto.

Também não é uma visão geral de todo o trabalho.

Enquanto cobre uma parte da pesquisa, a conclusão não fornece um resumo de toda a pesquisa. Entretanto, é uma forma de determinar o resultado final dos resultados da pesquisa.

Até porque, o resumo já existe com o específico objetivo de trazer um resumo a respeito do trabalho, não é mesmo?

Não é um local para reafirmar o que foi dito em frases curtas.

A conclusão, por sua vez, é uma oportunidade para confirmar as conclusões do estudo. Isto não significa que você tenha que repetir toda a apresentação dos resultados e argumentos.

De forma algum este é o local ideal para contar uma longa história.

A conclusão apresenta objetivos bem estabelecidos. Quando você a escreve, a meta da conclusão não deve poder ser perdida em sua mente.

O processo de conclusão do trabalho não é uma área para utilizar clichês.

É bastante comum encontrar algumas palavras no final da frase, tais como “conclui-se”, “em resumo” e “finalmente”. São clichês que devem ser evitados.

Tente pensar em novas maneiras de substituir estas palavras. Você pode substituir outras palavras, como, “portanto”, “em virtude de”, “desta forma”.

Ok, vamos agora considerar como é a conclusão de um trabalho.

A conclusão é o resultado mais significativo de sua pesquisa. Esta é uma das partes mais importantes de sua pesquisa porque é a área onde você apresenta quais foram seus aprendizados e os resultados de seu trabalho.

A conclusão da monografia (TCC) deve apresentar os resultados da pesquisa realizada no âmbito da pesquisa. A conclusão da monografia contém os resultados desta pesquisa. E assim por diante.

De modo geral, é possível tirar como lição que a conclusão proporcionará a solução para a questão. Para determinar se os objetivos da pesquisa foram alcançados e também o que a pesquisa contribuiu para o assunto e para o campo de estudo.

COMO NÃO COMEÇAR UMA CONCLUSÃO

Como já observamos, a conclusão de um trabalho deve ser um acréscimo aos tópicos discutidos na fundamentação teórica e resultados da pesquisa (quando estes existirem). Portanto, é importante estar ciente de certos aspectos relativos ao que não se deve incluir nesta seção do TCC, que não são necessariamente relevantes apenas no início e no final, mas ao longo de toda a fase.

Por exemplo, no final não incluir nenhuma informação nova que requeira desenvolvimento ou que não tenha relação com o restante do texto.

No caso de redações, uma dica diferente é não exceder um parágrafo. Isto não se aplica a monografias e artigos, nos quais há necessidade de uma conclusão mais longa e varia de acordo com a duração do artigo e a complexidade do assunto que é tratado.

Na conclusão não pode haver:

  • questões a serem respondidas
  • argumentos novos

PALAVRAS E FRASES PARA INICIAR UMA CONCLUSÃO

Uma das preocupações mais frequentes sobre a melhor maneira de começar a conclusão de um trabalho é o ponto em que você começa seu parágrafo. Alguns termos e modelos o ajudarão nesta fase. Dê uma olhada em alguns exemplos para melhorar a qualidade de sua redação:

  • Em resumo;
  • Finalmente;
  • Portanto;
  • Com base nas informações fornecidas;
  • Com base nos argumentos apresentados;
  • À luz dos aspectos observados;
  • Dado o acima exposto
  • Para todos esses aspectos;
  • Com base nas informações mencionadas
  • Em suma;
  • Com base na observação dos aspectos estudados;
  • Levando estes fatores em consideração;
  • Portanto, fica claro que;
  • Com base nisto.
keywords_conclusao_tcc.jpg

ALGUNS LINKS EXTERNOS SOBRE CONCLUSÃO DE UM TRABALHO

DEIXE SUA CONCLUSÃO CONOSCO

logo tcc monografias e artigos

Garanta qualidade na parte mais importante do trabalho
Temos anos de experiência na elaboração de conclusões perfeitas
Chame agora e fique tranquilo…

sombra abnt

DEIXE SUA CONCLUSÃO CONOSCO

logo tcc monografias e artigos

Pare de quebrar a cabeça na parte mais importante do trabalho
Temos anos de experiência na elaboração de conclusões perfeitas
Chame agora e fique tranquilo…

sombra abnt

Confira nossas publicações no instagram...

Comece certo.
Conte com nosso serviço de orientação 🏆

Comece certo.
Conte com nosso serviço de orientação 🏆
...

Pior que tem figurinha que é difícil de agradar.
Mas nós conseguimos 😅

Pior que tem figurinha que é difícil de agradar.
Mas nós conseguimos 😅
...

Precisando de orientação...
Só chamar, estamos sempre à disposição
Link na bio

Precisando de orientação...
Só chamar, estamos sempre à disposição
Link na bio
...

O glossário é uma lenda, ele existe, mas raramente é visto em trabalhos acadêmicos... rs

O glossário é uma lenda, ele existe, mas raramente é visto em trabalhos acadêmicos... rs ...

O sumário deve refletir a estrutura do trabalho, inclusive em sua formatação.

O sumário deve refletir a estrutura do trabalho, inclusive em sua formatação. ...

Sempre que possuir 3 ou mais abreviaturas, é interessante criar uma lista.

Sempre que possuir 3 ou mais abreviaturas, é interessante criar uma lista. ...

Todo título principal deve estar em negrito

Todo título principal deve estar em negrito ...

O resumo é o que a própria palavra indica, um resumo para que o leitor entenda o que foi feito, como, e os resultados alcançados.

O resumo é o que a própria palavra indica, um resumo para que o leitor entenda o que foi feito, como, e os resultados alcançados. ...

A capa é fundamental, sempre revise o português antes de entregar. Uma capa com erros de português é trash... rs

A capa é fundamental, sempre revise o português antes de entregar. Uma capa com erros de português é trash... rs ...

Nunca use itálico para destacar aleatoriamente os textos. Ele tem uso específicos

Nunca use itálico para destacar aleatoriamente os textos. Ele tem uso específicos ...

Notas de rodapé podem conter comentários ou referências

Notas de rodapé podem conter comentários ou referências ...

Numerar as páginas é importantíssimo. Lembre-se de não contar capa nem ficha catalográfica (quando existe)

Numerar as páginas é importantíssimo. Lembre-se de não contar capa nem ficha catalográfica (quando existe) ...

Citações diretas é quando se copia um texto de uma fonte sem alterar nada em seu conteúdo.

Citações diretas é quando se copia um texto de uma fonte sem alterar nada em seu conteúdo. ...

Identação é o recuo de primeira linha em um parágrafo. Sempre consulte o manual da faculdade, pois este valor pode mudar.

Identação é o recuo de primeira linha em um parágrafo. Sempre consulte o manual da faculdade, pois este valor pode mudar. ...

Este é um problema recorrente nos trabalhos que recebo para analisar. Confira se o seu está correto.

Este é um problema recorrente nos trabalhos que recebo para analisar. Confira se o seu está correto. ...

Quais títulos não levam numeração?

Quais títulos não levam numeração? ...

Fórmulas as vezes são necessárias em um trabalho científico. Faça corretamente... 😊

Fórmulas as vezes são necessárias em um trabalho científico. Faça corretamente... 😊 ...

Cuidado com as siglas, a primeira tem que aparecer com o significado, depois pode-se usar apenas a sigla.

Cuidado com as siglas, a primeira tem que aparecer com o significado, depois pode-se usar apenas a sigla. ...

CONHEÇA NOSSA ANÁLISE GRATUÍTA DE FORMATAÇÃO ABNT

Envie seu trabalho e nossos especialistas farão uma análise verificando:

  • Padrão estético ABNT
  • Referências
  • Citações
  • e Estrutura

Envie agora mesmo e garanta sua APROVAÇÃO

GRÁTIS

AVALIAÇÃO DE

FORMATAÇÃO ABNT

Envie seu trabalho e nossos
especialistas farão uma análise verificando:

  • Padrão estético ABNT
  • Referências
  • Citações
  • e Estrutura

AVALIAÇÃO GRATUITA DE FORMATAÇÃO EM PADRÃO ABNT

Em até 24 horas você receberá um email informando se o trabalho está corretamente formatado ou se há problemas de formatação estética, estrutural ou de conteúdo.